Certificação eleva comercialização de carne da raça Angus

A raça Angus iniciou em 2001 um projeto para certificar a carne bovina através do Programa Carne Angus Certificada. Um dos pontos principais do programa é incentivar o consumidor a adquirir o produto com uma rede de supermercados de Porto Alegre (RS) a fim de mostrar os benefícios e sua principal qualidade, a maciez. Em três anos de atividade, a comercialização vem registrando alta a cada ano e já registra um total de mil toneladas vendidas neste período.

No ano passado, as vendas atingiram 80.337 exemplares com selo de certificação da Associação Brasileira de Angus (ABA), contra 56.130 animais em 2004, alta de 43%. A meta para este ano é superar a marca de 2005 e continuar atendendo a demanda já existente. Atualmente, o programa, uma parceira entre a ABA e o frigorífico Mercosul, conta com 250 produtores cadastrados e 700 fornecedores.

Os produtores que entregam o produto ao frigorífico vem recebendo bônus. Conforme o técnico da ABA, Fábio Medeiros, “o produtor que participa do programa pode obter diferenciais de até 11% conforme o mês de abate em relação a animais de outras raças e não rastreados”, declarou. Mas ele afirma que para contar com os benefícios, os produtores são obrigados a estar inscritos no programa, ter animais rastreados no Sisbov e planilhar seus abatates conforme as normas do programa de fidelidade do Mercosul.

A certificação do programa já ultrapassa um total de 8 mil animais por mês, número bem superior em relação ao início de 2003, quando a média ficava um pouco acima de mil cabeças. De acordo com o coordenador do programa, Fernando Velloso, os objetivos principais do programa são valorizar a carne, oferecer preços melhores ao produtor e integrar a cadeia produtiva.

Outono Angus Show:

A Associação Brasileira de Angus (ABA) numa parceria com o Núcleo Centro-Litorâneo de Criadores de Angus promoverá durante a II Fenasul, em Esteio (RS), o Outono Angus Show. A exposição em sua segunda edição apresentará animais de argola e a campo (rústicos) da raça, terneiros selecionados e ainda promoverá leilão que será realizado na pista J. As inscrições ocorrerão em março.

O calendário de exposições ranqueadas da ABA para 2006 prevê, no entanto, 26 exposições, 18 destas na região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul (11) e Paraná (07). De 06 a 16 de abril, será realizada a Expolondrina, e a participação da Angus no Paraná tem apoio do Núcleo Paranaense de Angus, presidido pelo criador Galvão Bueno. A exposição nacional da raça, este ano na sua sexta edição, ocorrerá na Feicorte, em São Paulo, de 20 a 24 de junho. No segundo semestre, entre os destaques, está a Expointer, de 18 a 27 de agosto, e a Exposição de Avaré, de 02 a 10 de dezembro, em Avaré (SP).

A 41ª Emapa (Exposição Agropecuária Municipal Industrial e Comercial), em Avaré (SP), que está sendo realizada, tem a participação de 116 animais de argola e 18 expositores da raça.

Fonte: Agrolink

Deixe uma resposta