Embrapa apresenta 8 cultivares de soja transgênica

A Embrapa Soja está apresentando 23 cultivares de soja durante o Show Rural Coopavel 2006, em Cascavel (PR). Pela primeira vez, estão sendo apresentadas oito cultivares de soja RR desenvolvidas pela Embrapa. São elas: a BRS 256 RR, BRS 247 RR BRS 244 RR, BRS 243 RR, BRS 255 RR, BRS 246 RR, BRS 245 RR, BRS 242 RR.

“São variedades de ampla adaptação e altamente produtivas. Mas o agricultor precisa se lembrar que o transgênico é mais uma alternativa tecnológica e não uma solução milagrosa. A escolha entre o transgênico e o convencional vai depender de variáveis como mercado, características e na origem das cultivares e, principalmente, nas condições da lavoura”, explica o pesquisador Lineu Domit, da Embrapa Soja.

Para o agricultor que adota o sistema produtivo convencional, a Embrapa está apresentando 15 cultivares, sendo duas delas específicas para consumo humano. As cultivares BRS 257 e BRS 213 têm sabor suave, devido ao baixo teor de lipoxigenase, enzima responsável pelo gosto de feijão cru da soja. Cinco cultivares de soja convencionais também estão sendo demonstradas na área de agricultura orgânica: BRS 257, BRS 232, BRS 258, BRS 213, BRS 230.

“Temos sementes convencionais e transgênicas em volume suficiente para atender os agricultores”, destaca Francisco Tenório Falcão Pereira, gerente do escritório de negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Londrina (PR). As cultivares da Embrapa podem ser adquiridas em produtores de sementes parceiros da Embrapa. A Embrapa é atualmente a empresa líder do mercado de sementes de soja no Brasil, respondendo por cerca de 40% do mercado brasileiro de sementes. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Soja.

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta