Exportações de carne em Mato Grosso caem 43%; preço no varejo tem leve alta

2696

Mato Grosso exportou 9,41 mil toneladas de carne bovina in natura, em junho. O resultado é 43% menor em relação a maior deste ano. Também é o menor volume negociado para o exterior desde fevereiro de 2012. A constatação é da Secex- Secretaria de Comércio Exterior.

“Essa queda nos embarques também é um dos reflexos da greve dos caminhoneiros pois, ainda que no início de junho, o movimento já havia sido cessado, a logística no país demorou alguns dias para voltar a normalidade. Diante disso, o setor de proteína bovina no Estado, que no primeiro trimestre de 2018 desfrutava de um bom desempenho nas exportações, passou a sofrer baixas no segundo trimestre sendo sinal de alerta para a cadeia, visto que exportar é um dos meios de escoar a produção”, analisa o IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

“Por outro lado, a maior oferta no mercado interno, ao que tudo indica tem sido absorvida já que a média dos preços dos cortes do varejo registrou elevação de 1% em junho deste ano”, conclui o instituto. Filé Mignon subiu 7%, contra filé 5,7%, coxão mole, 4,8% e lagarto 8%.

Deixe uma resposta