Exportações mato-grossenses de algodão recuam 22,6% em julho

Durante o mês de julho o Brasil exportou 19,3 milhões de toneladas de pluma de algodão, ampliando o volume escoado em 37,9% em comparação ao mês de junho. Mato Grosso, no entanto, não acompanhou o movimento. De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o Estado escoou no período 9,6 milhões de toneladas, o correspondente a um recuo de 22,6% em comparação ao mês anterior.

Para o Imea, o resultado se deve, sobretudo, “à grande parte do volume já colhido em MT ainda estar em fase de beneficiamento”. O relatório aponta que, em contrapartida, a Bahia, segundo maior produtor do país, que comumente inicia sua colheita de algodão no período de maio, ampliou suas exportações em 914% durante este mês.

O instituto, porém, ressalta que o Mato Grosso continua liderando o “share” nas exportações de pluma brasileira, com 50,15 do total registrado, contra 48% na Bahia. “Com isso, é aguardado que no próximo mês Mato Grosso volte a ampliar suas exportações de pluma, já que, historicamente, a nova safra do Estado começa a ser escoada a partir de agosto”, destacam os analistas.

Deixe uma resposta