Exportações mato-grossenses de carne bovina despencam e atingem pior resultado em seis anos

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) disponibilizou os dados de exportação de abril deste ano e ao se analisar vê-se que os resultados do último mês não foram animadores para a cadeia pecuária. Após registrar o segundo melhor primeiro trimestre da história, Mato Grosso observou seus envios de carne bovina in natura despencarem 43,71% no comparativo mensal, saindo de 21,95 mil toneladas em março para 12,35 mil toneladas no mês seguinte.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) este foi o pior desempenho das exportações de carne bovina in natura mato-grossense dos últimos seis anos. Os analistas, entretanto, lembram que a performance fraca no último mês não é uma catástrofe para o setor, visto que durante o primeiro trimestre do ano as exportações apresentaram números bons.

No entanto, o instituto ressalta que “o sinal de alerta” foi ligado e, caso este desempenho fraco continue nos próximos meses, “as consequências poderão ser maiores, visto que o mercado externo ajudava a segurar o preço do boi gordo”.

Deixe uma resposta