Foco de gripe das aves na Nigéria pode ameaçar Europa

Especialistas veterinários da agência de alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmaram nessa terça-feira que o surto da variedade H5N1 da gripe aviária na Nigéria aumenta as chances de o vírus se espalhar entre frangos na Europa.

“Precisamos estar conscientes de que há um risco real para a Europa”, disse o diretor de produção animal e da divisão de saúde da agência, Samuel Jutzi. “Devido ao fato de que o vírus está circulando em grande escala na África, onde nossas aves migratórias estão passando o inverno, temos de atestar que haverá riscos na próxima primavera”, quando as aves começarão a voltar para o norte, ele acrescentou.

O vírus foi detectado pela primeira vez em cisnes na Itália e na Grécia no sábado – o primeiro registro de que a variedade altamente infecciosa atingiu a União Européia (UE). Porém, especialistas disseram que o vírus provavelmente irá se espalhar mais rápido quando as aves voltarem da África em direção ao continente europeu. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta