Lula e Blair discutem fim dos subsídios agrícolas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, se reuniram nesse domingo em Pretória, na África do Sul, para discutir o fim dos subsídios agrícolas nos países desenvolvidos. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, os dois países concordaram que é preciso impulso político e trabalho integrado de países pobres e ricos para desenhar um possível acordo sobre o assunto.

“Estamos prontos para conversar, mas é apenas uma conversa exploratória, uma vez que o Brasil não vai negociar com o Reino Unido. A negociação envolve o G-20 (grupo dos 20 países em desenvolvimento), a Europa e os Estados Unidos”, disse Amorim. De acordo com ele, Blair teria demonstrado ainda interesse na convocação de uma reunião dos líderes dos países que integram o G-8 (grupo dos países mais desenvolvidos) e o G-20 para destravar as discussões da chamada Rodada de Doha, que trata desse assunto na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Lula participou ainda da Cúpula da Governança Progressista, encontro que reuniu neste domingo em Pretória chefes de Estado de sete países, entre eles o Reino Unido, a Suécia e a Coréia do Sul.

Fonte: Diário do ABC

Deixe uma resposta