Mato Grosso terá primeira cooperativa de apicultores

Esta sexta-feira, será um marco na produção de mel de Mato Grosso. Às 15 horas, na Câmara Municipal de Conquista D’Oeste, a 517 km de Cuiabá, será feita uma reunião de fundação da primeira Cooperativa de Apicultores do Mato Grosso.

O ato é a concretização de uma iniciativa que surgiu no II Encontro Mato-grossense de Apicultores, no final de 2005, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e Governo de Mato Grosso, tendo como co-realizador o Ministério do Desenvolvimento Social.

O presidente da Associação de Apicultores de Conquista D’Oeste, Walmir Guse, ressaltou que a cooperativa é um marco para a atividade no Estado, na medida em que dará suporte para colocar o produto na prateleira dos supermercados. “Precisamos profissionalizar todas as etapas da atividade”, conclui.

A intenção com a criação da cooperativa é ampliar a comercialização dos produtos da Casa do Mel, inaugurada em 2005 na região. Com a cooperativa adequações como o Selo do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE/MT) e o Selo de Inspeção Federal (SIF), podem ser obtidos, o que possibilita a comercialização dos produtos para todo Brasil.

Segundo o superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, o trabalho em equipe e a união dos apicultores são vitais para o crescimento da atividade no Estado. “Como as abelhas, o segredo do sucesso está na união de todos em prol de um mesmo objetivo”, afirma.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta