Mobilizadores sindicais se reúnem em Cuiabá

Teve início hoje e prossegue até quinta-feira, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o Encontro Estadual dos Mobilizadores dos sindicatos rurais de Mato Grosso, promovido pelo Sistema Famato/Senar. Durante três dias, os mobilizadores receberão treinamentos e informações sobre a nova “Série metodológica” do Senar que entrará em operacionalização em 2006. A metodologia de trabalho do Senar passou por algumas adequações para manter-se atualizada e de acordo com a legislação brasileira. Além dos técnicos da administração regional do Senar Mato Grosso, supervisores do Senar nacional também participam do evento.

João Vargas, supervisor do Senar/AR/MT, explica que o encontro será realizado em duas etapas: a primeira será de treinamento a atualização metodológica da entidade e na segunda etapa, será feita a operacionalização da programação a ser desenvolvida durante o ano de 2006, incluindo os cursos profissionalizantes e as ações de promoção social. “Os próprios mobilizadores, que representam os sindicatos rurais, apresentam a demanda de cada região do Estado e é com base nesta demanda, que o Senar define quais os cursos e as ações que serão desenvolvidas durante o ano”, disse João Vargas.

O encontro de mobilizadores é realizado anualmente pelo Sistema Famato/Senar. Além de unificar a atuação dos sindicatos, respeitando as características de cada região, o treinamento tem por objetivo melhorar a qualidade do produto final deste trabalho que é a profissionalização do produtor e do trabalhador rural e as ações de promoção social. João Vargas lembra que a rotatividade dos mobilizadores nos sindicatos é muito grande, por isso é importante que ele participe deste treinamento. “Somente desta forma ele estará interado sobre a metodologia de ensino da entidade e poderá desenvolver, com mais eficiência o seu trabalho junto às bases” afirmou.

Integração: A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) vai apresentar aos participantes sua estrutura e os serviços prestados pela entidade, durante o encontro. Cada departamento terá a oportunidade de mostrar o trabalho que é desenvolvido visando o atendimento e o fortalecimento do sistema sindical no Estado.

O diretor secretário da Federação, Valdir Correa, falará sobre o “Sistema Sindical Nacional e Estrutura Administrativa da Entidade”. Representantes do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola – Imea; o CentroGrãos e o CentroBoi também farão palestras sobre os respectivos temas. O andamento do programa Pesebem será o tema da palestra do diretor financeiro da Famato, Eduardo Alves Ferreira, e o coordenador do Enipec, Luiz Carlos Meister, vai falar sobre os preparativos do evento realizado pela Famato. Todas as palestras da Federação acontecerão na quinta-feira, fechando o evento. O encerramento será feito pelo presidente da Famato, Homero Pereira, que falará, de forma geral, sobre a atuação do sistema Famato/Senar, da importância do sistema sindical rural e de sua organização.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta