Parceria garantirá patrulha rural em Lucas

Graças a uma parceria entre governo estadual, municipal e produtores rurais, o município de Lucas do Rio Verde contará, em breve, com uma patrulha especial para atender a zona rural. O anúncio foi feito em reunião com o vice-governador, Carlos Fávaro, o prefeito Luiz Binotti, o presidente do sindicato rural, Carlos Simon, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Cunha, os comandantes da PM de Lucas do Rio Verde, tenente-coronel Fábio Mota, e do Comando Regional, tenente-coronel Cláudio Fernando, além de empresários, agricultores e representantes de entidades. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, na sede do sindicato.

Durante o encontro, Fávaro ressaltou que o estado atravessa a maior crise financeira da história, mas com a união do poder público e a iniciativa privada é possível implementar inúmeras ações. “Os produtores fizeram um chamamento ao município e ao estado para que juntos, façam a segurança pública. É um projeto inovador e, tenho certeza, de que servirá como exemplo para outras cidades, pois, sendo um estado eminentemente agrícola, a violência no campo é um problema recorrente há décadas e precisa ser combatida”, afirmou.

O prefeito enfatizou que o número de ocorrências de roubo e violência na zona rural aumentou muito e as fazendas tornaram-se alvo fácil para os bandidos. “Queremos que os nossos produtores, bem como toda a sociedade luverdense, tenham mais tranquilidade e se sintam seguros. Por isso, iremos contribuir financeiramente para esse projeto e garantir mais segurança à população”, disse.

Na reunião, ficou acordado que o Governo do Estado cederá uma viatura, bem como o combustível e a manutenção do veículo. Já a Prefeitura e os agricultores, por meio do Sindicato Rural e do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), irão arcar com o pagamento da jornada voluntária. “Isso significa que irão remunerar os policiais que atuam no município, mas que estarão em períodos de descanso, já que estão inseridos no regime de 24 horas por 72 horas de folga”, explicou Fávaro.

O vice-governador lembrou, ainda, que está percorrendo vários municípios do interior para garantir a implementação do programa Internet para Todos e, que a inclusão digital também contribui para a segurança. “O satélite que o Brasil lançou gerará o dobro de internet que o Brasil possui hoje e isso permitirá que tenhamos maior cobertura e qualidade de sinal, favorecendo a comunicação da segurança pública e da população”.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cunha, o novo patrulhamento reduzirá significativamente o número de roubos e furtos nas áreas rurais da cidade. “Conheço os problemas do município, pois atuei vários anos nessa região. Com essa ação, estaremos mais próximos dos agricultores e traçando, junto ao comando local, uma linha de atuação. Lucas será um laboratório e servirá de modelo para outros municípios”, garantiu. O presidente do Sindicato agradeceu e parabenizou o vice-governador e o prefeito pela parceria. “Iremos providenciar as formalidades legais para iniciar esse projeto que beneficiará as pessoas que vivem no campo”, frisou.

Deixe uma resposta