Sojicultores de Sorriso torcem por clima bom nesta semana para intensificar colheita

A semana que passou foi complicada para a colheita da soja na região Norte de Mato Grosso. Na maioria dos municípios, choveu durante a semana toda, com raros momentos de estiagem. Embora as chuvas não fossem intensas, a frequência das pequenas chuvas atrapalhou bastante a vida dos agriculturores que estão colhendo soja.

De acordo com o Sindicato Rural de Sorriso, município campeão mundial na produção da leguminosa, a previsão da meteorologia é de mais chuva para essa semana. “Quem não aproveitou os picos de sol no final de semana, vai começar a se preocupar de hoje ao dia 18”, ressaltou o presidente do sindicato, Nelson Piccoli. A colheita ainda está na faixa de 15% da área plantada.

Segundo ele, na semana passada, apesar do atraso que a chuva causou na colheita, ainda não foram registradas perdas. “Mas se a situação for idêntica nesta semana, quando os grãos começam a amadurecer, vamos começar a perder um pouco a cada dia”, explica.

Neste ano, 600 mil hectares foram plantados com o grão no município, que deverá colher 1,98 milhão de toneladas nesta safra 2005/06, quase 6% menos que em 2004/05, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Fonte: Só Notícias/Angela Fogaça

Deixe uma resposta