Vendas de frango na Itália despencam após notícia de aviária

As vendas de frango na Itália caíram mais de 50% depois da confirmação do vírus mortal da gripe aviária no país, declarou nesta segunda-feira (13-02) um grupo de agricultores. O Ministério da Saúde da Itália anunciou no fim de semana que o vírus H5N1 havia sido detectado em seis cisnes encontrados mortos no Sul do país.

A federação de agricultores da Itália, Coldiretti, afirmou que indicações de várias regiões mostram uma forte queda nas vendas de frango durante o fim de semana por causa da notícia. “A reação imediata do mercado resultou numa redução de mais de 50 por cento no consumo de carne de frango, o que ameaça afundar o mercado de aves”, segundo a Coldiretti.

As vendas de aves na Itália sofreram queda de 10 por cento em 2005 devido ao temor em relação à gripe aviária, o que estimulou o governo a lançar uma campanha publicitária nacional garantindo aos consumidores que era seguro consumir carne de frango. Em comunicado, a Coldiretti afirmou que a maior parte da indústria italiana de frango, que produz cerca de 1,13 milhão de toneladas de carne por ano, concentra-se no Norte do país.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta