Venezuela vai oferecer subsídio agrícola para conter inflação

A Venezuela está estudando a possibilidade de oferecer subsídios para evitar a elevação dos preços de produtos agrícolas, informou o jornal diário El Universal na edição desta quinta-feira.

O ministro da Agricultura, Antonio Albarran, disse que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou uma revisão com o objetivo de oferecer subsídios para conter a alta dos preços. Chávez começou a controlar os valores dos alimentos há três anos. Produtores e companhias processadoras disseram que os preços controlados sempre os forçam a operar no vermelho.

O governo aumentou o preço fixo de arroz e de farinha de milho na quarta-feira depois que produtores e empresas ameaçaram interromper a produção em meio ao grande volume de perdas.

O governo tem tomado uma série de medidas para reduzir a inflação, que foi a maior na América Latina no ano passado, de 14,4%. Esta semana, a companhia petrolífera estatal Petroleos de Venezuela SA (PVZ.YY) reduziu o preço do gás natural e do asfalto.

Chávez provavelmente irá se reeleger em dezembro, e analistas dizem que ele está usando os subsídios para manter sua popularidade entre a população mais pobre do país. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta